Como nomear o seu negócio

Postado por Danilo Pinhal | terça-feira, 16 de dezembro de 2014 | 12:11

Como nomear um negócio

O que há em um nome? Muita coisa, quando se trata do sucesso de pequenas empresas. O nome certo pode fazer a sua empresa o assunto da cidade. O nome errado pode condená-la ao esquecimento e ao fracasso. Idealmente, o seu nome deve transmitir o conhecimento, valor e singularidade do produto ou serviço que você desenvolveu.

Alguns especialistas acreditam que os melhores nomes são abstratos, uma folha em branco sobre a qual se cria uma imagem. Outros acham que os nomes devem ser informativos para que os clientes saibam imediatamente qual é o seu negócio . Alguns acreditam que nomes inventados (que vêm de palavras inventadas) são mais memoráveis que os nomes que usam palavras reais. Outros pensam que são fáceis de serem esquecidos.

Na realidade, qualquer nome pode ser eficaz se ele é apoiado pela estratégia de marketing adequada. Aqui está o que você precisa considerar a fim de dar ao seu pequeno negócio o nome mais apropriado e eficaz.


O que há em um nome?

Comece por decidir o que você deseja que seu nome comunique. Deve reforçar os elementos-chave do seu negócio. O seu trabalho no desenvolvimento de um nicho e uma declaração de missão irá ajudá-lo a identificar os elementos que você deseja enfatizar em seu nome.

Quanto mais o seu nome comunica aos consumidores sobre o seu negócio, menos esforço você deve exercer para explicá-lo. De acordo com especialistas, os empresários devem dar prioridade às palavras reais ou combinações de palavras sobre palavras feitas. As pessoas preferem palavras que podem se relacionar e compreender. É por isso que namers profissionais normalmente condenam seqüências de números ou iniciais como sendo uma má escolha.

Por outro lado, é possível que um nome seja muito significativo. Armadilhas comuns são nomes geográficos ou genéricos. Um exemplo hipotético é "São Paulo Disk Drives".

E se a empresa desejar se expandir para além da cidade de São Paulo? Que significado terá esse nome para os consumidores em outros lugares? E se a empresa diversifica além de unidades de disco em software ou manuais?

Como pode um nome ser tão significativo e amplo? Nomes descritivos dizem algo de concreto sobre um negócio - o que faz, onde ele está localizado e assim por diante. Nomes sugestivos são mais abstratos. Eles se concentram no que o negócio é.

Considere "Italiatour", um nome que foi desenvolvido por uma empresa de nomeações para ajudar a promover pacotes turísticos para a Itália. Embora não seja uma palavra real, o nome é significativo e os clientes podem reconhecer imediatamente o que está sendo oferecido. Melhor ainda, "Italiatour" evoca a emoção de viagens ao exterior.

Ao escolher um nome de empresa, mantenha as seguintes dicas em mente:

-Escolha um nome que agrade não só a você, mas também ao tipo de cliente que você está tentando atrair.

- Escolha um nome reconfortante ou familiar que traga memórias agradáveis para que os clientes respondam ao seu negócio emocionalmente.

- Não escolha um nome que seja longo ou confuso.

-Fique longe de trocadilhos bonitos que só você entende.

-Seja criativo

Teste o seu Nome

Depois de ter reduzido o campo para quatro ou cinco nomes que são memoráveis e expressivos, você está pronto para fazer uma pesquisa de marca. Nem todo nome comercial precisa ser de marca registrada, desde que o seu governo do estado lhe dê o sinal verde e você não esteja infringindo o nome
comercial de qualquer outra pessoa. Mas você deve considerar a contratação de um advogado de marca antes de se certificar que seu novo nome não infringe a marca registrada de outra empresa.

Para ilustrar o risco que você corre se você usar uma marca já existente, considere isto: Você já possui um novo negócio de fabricação que está prestes a fazer os seus primeiros pedidos quando uma empresa obscura em outra cidade, considera o nome de sua empresa uma violação em seu marca registrada. Ela o envolve em uma batalha legal que leva sua empresa à falência . Isso poderia ter sido evitado se tivesse procurado ajuda especializada. O dinheiro extra que você gasta agora poderia poupar-lhe inúmeros aborrecimentos e despesas mais adiante.


Análise final

Se você tiver sorte, você vai acabar com 3-5 nomes que passem em todos os seus testes. Agora, como fazer a sua decisão final?

Lembre-se de todos os seus critérios iniciais. Que nome melhor se adapta a seus objetivos? Que nome descreve com mais precisão a empresa que você tem em mente?

Alguns empresários chegam a uma decisão final pensando com seus instintos ou fazendo pesquisa de consumidor ou testando com grupos para verem como os nomes são percebidos. Você pode rabiscar uma idéia do que cada nome será em papel timbrado da empresa. Leia cada nome em voz alta, com atenção para a forma como ele soa se você prevê a publicidade de rádio ou telemarketing em seu futuro. Use qualquer ou todos estes critérios.


Uma vez tomada uma decisão sua, comece a criar o seu entusiasmo para o novo nome imediatamente. Seu nome é o primeiro passo para a construção de uma forte identidade da empresa, que deve durar enquanto você estiver no negócio.

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